Ferramentas Pessoais

Perfil do Egresso

A evolução constante dos Sistemas de Informação, aplicando técnicas de diversas áreas da Ciência da Computação e conhecimentos de diferentes domínios de aplicação, exige profissionais capazes de acompanhar tal evolução e de promover a disseminação de conhecimento. A complexidade dos Sistemas de Informação e de sua integração nas organizações cria a demanda por profissionais aptos a lidarem com estes sistemas tanto como caixas-pretas, observando e influenciando o contexto onde são aplicados, quanto como caixas-brancas, analisando as especificidades de seus componentes, com relação à sua modelagem, arquitetura de construção e execução.

 

O profissional formado pelos cursos de Mestrado e Doutorado em Informática do PPGI-UNIRIO deverá estar capacitado a analisar as diversas tecnologias disponíveis para processamento de informação sob múltiplos aspectos, com o intuito de selecionar, aplicar, integrar, desenvolver, aprimorar e gerir as mais recentes e adequadas tecnologias para os setores da sociedade que demandem mecanismos de processamento de informação. Os profissionais também estarão habilitados a discutir as deficiências das tecnologias atuais, sendo capazes de promover o desenvolvimento de novas tecnologias, seja pela inovação, pela combinação de tecnologias existentes ou pela analogia com outras áreas do conhecimento.

 

 O profissional formado pelo Curso de Doutorado em Informática do PPGI-UNIRIO estará apto a desenvolver atividades de pesquisa em instituições nacionais e internacionais, bem como a docência em Sistemas de Informação em seus diferentes níveis de formação. Sua formação esperada o habilitará também a ser catalisador de ações de pesquisa aplicada em organizações, incluindo ações de inovação.

 

Ações do documento