Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial / Informações sobre o Programa / Linhas de Pesquisa / Distribuição e Redes

Distribuição e Redes

Linha de Pesquisa

A linha de pesquisa de "Distribuição e Redes" tem o foco no aspecto de desenvolvimento de Sistemas de Informação, tratando de temas relacionados tanto à construção dos Sistemas e quanto à gerência da Informação em organizações. Os temas pesquisados acompanham a tendência de Sistemas de Informação em adequarem sua estrutura e desenvolvimento às arquiteturas e ambientes organizacionais distribuídos. As necessidades de integração e acesso globalizado à informação intra e inter-organizacional e o advento e consolidação da Web como infraestrutura de execução de Sistemas de Informação tornam a questão da distribuição um espaço amplo de pesquisa.

Os temas de pesquisa estão inseridos em um objetivo maior de desenvolvimento de sistemas de informação avançados, considerando a tendência atual de globalização, em que os ambientes são cada vez mais distribuídos e inter-conectados. Mais especificamente, os tópicos de pesquisa desta linha visam discutir e propor soluções para problemas relacionados dois grandes temas:

  • Desenvolvimento e Gerência de Dados em Sistemas de Informação
  • Redes de Comunicação

Temas de Pesquisa em Desenvolvimento e Gerência de Dados em Sistemas de Informação

 

Arquitetura Orientada a Serviços:

Este tópico trata dos desafios em SOA (Service-Oriented Architecture ou Arquitetura Orientada a Serviços), incluindo: definição de métodos para identificação, modelagem, projeto, codificação, testes, implantação, provisão de serviços, nível de acordo de serviços e manutenção de serviços em um ciclo de vida para SOA; alinhamento entre TI e negócio através do uso de modelos de processos de negócio nas fases do ciclo de vida; técnicas para integração utilizando serviços de acesso a dados e mashups; técnicas para composição de serviços (orquestração, coreografia); gestão de regras de negócio e serviços; descoberta automática de serviços cientes do contexto; composição automática de serviços; Model-Driven Development e SOA.

Bancos de Dados Espaciais:

Este tópico trata dos desafios em bancos de dados espaciais envolvendo estruturas de dados espaciais, indexação espacial, otimização de consultas espaciais utilizando técnicas de distribuição e paralelismo, utilização de aproximações para melhorar desempenho na execução de consultas, processamento aproximado de consultas, visualização de dados espaciais, modelagem de dados espaciais.

Gerência de dados em ambientes distribuídos e paralelos:

Este tópico endereça aspectos de eficiência de sistemas com acesso intensivo a dados em ambientes distribuídos, em especial em ambientes de computação em nuvem (cloud computing) e workflows distribuídos.

Inteligência do Negócio (Business Intelligence - BI):

Neste tópico são abordadas metodologias e técnicas inovadoras para suporte às atividades de Inteligência de Negócio em Organizações, visando fornecer um suporte tecnológico mais efetivo ou eficiente a processos de tomada de decisão. Este tema inclui diversas tecnologias de BI (Sistemas de ERP, Processos de ETL, Data Warehousing e OLAP), em especial tendências para BI 2.0©, aplicadas a diversos domínios, como Geoprocessamento, Administração, Engenharia, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Transportes.

Modelagem de Dados, Informação e Conhecimento:

Neste tópico são tratados desafios atuais para a modelagem conceitual de organizações, através do uso de Ontologias, com o objetivo de resolver problemas como a Integração semântica de Dados e Interoperabilidade entre Sistemas de Informação. Em especial objetiva-se prover um suporte tecnológico efetivo para:
·        Modelagem e Representação (Ontologias de Fundamentação e Modelagem Conceitual de Dados e Regras de Negócio)
·        Organização e Gestão (Arquitetura de Informação, Transparência da Informação)
·        Descoberta de Conhecimento Organizacional (Mineração de dados, Mineração de textos, Mineração de processos, Mineração de Regras de Negócio) a partir de dados de diversas fontes como bases de dados, documentos texto e XML, emails, blogs, histórias; e
·        Integração de dados e Alinhamento de Ontologias

 

Temas de Pesquisa em Redes de Comunicação

Análise do comportamento de tráfego em redes:

Este tópico envolve o estudo dos padrões de comportamento dos diversos tipos de tráfego em redes de comunicação e a análise do impacto resultante em sistemas de computação e comunicação. Dentre os diversos aspectos a serem pesquisados, destacam-se: metrologia de redes; implementação e análise de protocolos de comunicação; caracterização e modelagem de tráfego; caracterização e modelagem do comportamento do usuário e de aplicações; análise de desempenho de sistemas de computação e comunicação.

Gerenciamento de redes:

Este tópico cobre os desafios relacionados ao gerenciamento de redes face às atuais necessidades e à importância que as infraestruturas de rede exercem no cenário atual dos negócios. Dentre os itens de pesquisa, destacam-se: monitoramento e métricas de interesse; visualização e correlação de informações; gerenciamento autonômico; sistemas de apoio ao gerenciamento de redes; gerenciamento de redes de circuitos dinâmicos.

Redes definidas por software:

O advento das Software Defined Networks (SDN), implementadas através do protocolo OpenFlow, trouxe um novo paradigma para o funcionamento das redes de computadores, uma vez que o plano de controle dos equipamentos de rede não mais reside nos equipamentos e passa a ser externo e programável, com regras de encaminhamento muito mais flexíveis sendo instaladas nos datapaths. Esta abordagem permite novas formas de operação e funcionamento das redes, que é o principal ponto de investigação deste tópico.

Redes móveis ou sem fio:

Este tópico investiga as redes locais sem fio (IEEE 802.11), redes móveis ad hoc, redes tolerantes a atraso e desconexões, redes veiculares, redes de rádio cognitivo e redes de sensores. Algoritmos e grafos para analisar as redes móveis. Protocolos das camadas de enlace, de rede e de transporte para alguns dos tipos de redes móveis ou sem fio. Representação da mobilidade de usuários sem fio. Aplicações P2P para redes móveis. Modelos analíticos, simulação e medição em redes móveis e sem fio.

Segurança:

Este tópico relaciona-se com o estudo de métodos para se caracterizar um padrão de comportamento de tráfego de maneira a permitir a detecção de padrões anômalos que possam estar relacionados com uma possível ameaça de segurança.

Sistemas multimídias:

Este tópico engloba estudos ligados às principais aplicações para transmissão de conteúdo multimídia em redes, dentre os quais: distribuição de vídeos, sistemas para transmissão de video-conferência; VoIP; IPTV; sistemas P2P; ensino a distância.

 

Professores

Prof. Astério Tanaka

Prof. Carlos Alberto Campos

Profa. Fernanda Baião

Prof. Leonardo Azevedo

Profa. Morganna Diniz

Prof. Sidney Lucena

 

Interesses de Pesquisa por Professor

G: Grande interesse, M: médio interesse, P: pequeno interesse

Tópicos Tanaka Beto Claudia Fernanda Flávia Leonardo Renata Sean Sidney
Inteligência do Negócio (Business Intelligence - BI) G   M P       M  
Modelagem de Dados, Informação e Conhecimento  G   G G M M   G  
Arquitetura Orientada a Serviços           G      
Gerência de dados em ambientes distribuídos e paralelos M     G          
Bancos de Dados Espaciais M         M      
Análise do comportamento de tráfego em redes P P             G
Gerenciamento de redes                 G
Sistemas multimídias                 P
Segurança     M           M
Redes móveis ou sem fio G G         P   M
Redes definidas por software M M             G

 

Ações do documento