Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial / Informações sobre o Programa / Linhas de Pesquisa / Representação de Conhecimento e Raciocínio

Representação de Conhecimento e Raciocínio

Linha de Pesquisa

A linha de pesquisa de "Representação de Conhecimento e Raciocínio" tem o foco no aspecto de Modelagem, e estuda alternativas para a modelagem e representação do conhecimento dos agentes humanos e computacionais que interagem em um Sistema de Informação.

Esta linha de pesquisa assume a tendência atual de Sistemas de Informação a manipularem não só informação mas também conhecimento. O componente de gerência de dados inerente aos Sistemas de Informação, e os recentes avanços tanto a nível de pesquisa quanto de mercado no que se refere à transformação de dados em informação e da informação em conhecimento, indicam que o processo de transformação de dados a conhecimento constitui um vasto campo de pesquisa.

Os objetos dos domínios em que se aplicam Sistemas de Informação muitas vezes precisam ser representados por estruturas de dados complexas e não podem ser analisados apenas de forma isolada. Neste sentido, a linha de pesquisa investiga não apenas as alternativas para a modelagem e representação dos objetos do domínio em que se aplicam Sistemas de Informação, mas também os relacionamentos entre tais objetos e os métodos para raciocínio automático com base nesta representação.

 

Temas de Pesquisa

Os principais temas a serem desenvolvidos por essa linha de pesquisa incluem:

Aplicações Envolvendo Representação do Conhecimento e Raciocínio:

Web Social. Bancos de Dados Dedutivos. Sistemas Especialistas. Jogos Aplicados à Neuropsicologia. Extensão Semântica de Consultas, Predição de Links em Redes Sociais, Analise de Sentimentos. Outras Aplicações.

Aprendizado Automático de Modelos:

Aprendizado de máquina. Mineração de dados. Mineração de texto. Aprendizado de ontologias, modelos de processo, regras de negócio, modelos lógicos, modelos probabilísticos e modelos lógico probabilísticos.

Big Data:

Análise e extração de conhecimento em cima de grandes massas de dados. Processamento em tempo real. Processamento de dados que se modificam com grande velocidade. Processamento e integração de dados estruturados e não estruturados com grande variedade.

Ciência da Web e Web Semântica:

Tecnologias de conhecimento. Ontologias. Agentes. Banco de dados. Recuperação da informação. Metadados e semântica. Anotação semântica. Interoperabilidade semântica. Integração, reconciliação e alinhamento de ontologias, esquemas e dados. Conceitualização e representação. Enfoques multimodelos e multiparadigmas. Modelagem conceitual de dados. Descrição e manipulação de integridade. Evolução e versionamento de ontologias. Visões de ontologias. Data Warehousing semântico. Web social semântica. Sistemas de informação baseados em ontologias. Modelos ontológicos de usuários e personalização. Influência de novos sistemas e padrões Web na sociedade. Composição e Seleção Automática de Serviços Web.

Coleções de Dados na Web:

Ambientes colaborativos e participativos de informação. Extração de informação e mineração de texto. Web semântica, dados abertos e dados ligados. Impacto de bibliotecas digitais na educação. Sistemas de informação e conhecimento. Gerência da informação digital pessoal. Redes sociais. Estruturação e representação de conteúdo digital.

Heurísticas e Meta-heurísticas:

Meta-heuríticas Multi-objetivo. Meta-heurísticas Híbridas. Combinação de Métodos Exatos e Heurísticos.

Inovações Tecnológicas para Apoiar a Educação:

Sistemas tutores inteligentes. Hipertexto e hipermídia. Sistemas de informação avançados para ensino/aprendizagem. Web social na educação. Web Semântica e Educação. Modelagem e representação de aspectos relevantes de conhecimento. Nova geração de tecnologias de ensino/aprendizagem. Software e conteúdo educacional. Representação e recuperação de conteúdo de ensino/aprendizagem, incluindo apoio a discussões. Modelagem e representação de conteúdo, de aprendizes e práticas educacionais. Treinamento e aprendizagem organizacional.

Modelos de Representação do Conhecimento:

Lógicas Formais. Lógica Descritiva. Lógicas Temporais e Modais. Estruturas de Dados Complexas. Probabilidade e Incerteza. Programação em Lógica. Programação com Restrições (Constraints). Redes Neurais. Redes Bayesianas. Especificação Formal e Validação de Sistemas de Informação.

Modelos e Ferramentas para Educação:

Educação à distância. Educação Corporativa. Composição Automática de Conteúdo para Educação. Ferramentas Colaborativas na Produção de Material Didático. Ferramentas de Acompanhamento Pedagógico. Capacitação de Professores utilizando TICs. Alfabetização Digital. Jogos Educacionais.

Pesquisa Operacional e Problemas de Otimização Combinatória:

Otimização Aplicada a Roteamento de Veículos, Rotulação Cartográfica, Redes de Telecomunicações, etc. Algoritmos para Pesquisa Operacional e Problemas de Otimização Combinatória em Geral.

Raciocínio Automatizado e Apoio à Decisão:

Planejamento Automático. Simulação. Agentes e Sistemas Inteligentes. Jogos de Negócios. Simulação e Análise de Mercado Financeiro.

TV e Entretenimento Digitais:

Storytelling Interativo. TV interativa. Jogos. Modelos de Interação. Enredos de Narrativas: Composição Automática, Reconhecimento e Adaptação. Composição Automática de Conteúdo Cultural e de Entretenimento.

 

Professores

  • Profa. Adriana Alvim
  • Prof. Bernardo Pereira Nunes
  • Profa. Leila Cristina Vasconcelos de Andrade
  • Profa. Kate Revoredo
  • Prof. Sean Wolfgand Matsui Siqueira

 

Interesses de Pesquisa por Professor

G: Grande interesse, M: médio interesse, P: pequeno interesse

 

Tópicos Adriana Tanaka Claudia Fernanda Flávia Kate Leila Leonardo Márcio Pimentel Sean
Coleções de Dados na Web        M             G
Ciência da Web e Web Semântica   M M P   G M P     G
Inovações Tecnológicas para Apoiar a Educação     M   M   G     G G
Aprendizado Automático de Modelos     M G   G         G
Aplicações Envolvendo Representação do Conhecimento e Raciocínio   M M M M G G       G
Modelos de Representação do Conhecimento     M M M G         G
Raciocínio Automatizado e Apoio à Decisão   M M     G          
TV e Entretenimento Digitais             M        
Big Data   G M G   G         G
Modelos e Ferramentas para Educação     M   M   G     M G
Pesquisa Operacional e Problemas de Otimização Combinatória G               M    
Heurísticas e Meta-heurísticas G               M    

 

Ações do documento