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Sistemas de Apoio a Negócios

Linha de Pesquisa

A linha de pesquisa de "Sistemas de Apoio a Negócios" tem o foco no aspecto de Gestão, preocupando-se com o impacto que Sistemas de Informação representam nos diversos domínios de negócios atuais e como sua utilização pode ser continuamente melhorada em organizações. A linha de pesquisa estuda os diversos contextos de aplicação e uso dos Sistemas de Informação, bem como a gerência dos processos de desenvolvimento e implantação dos mesmos.

 

Temas de Pesquisa

Os principais objetivos a serem buscados por esta linha são discutir e propor soluções para os problemas relacionados a:

Aprendizagem Organizacional:

Suporte computacional a processos de aprendizagem em empresas.

Arquitetura Empresarial (ou Corporativa):

Frameworks de Arquitetura. Processos de Arquitetura. Modelos de Gestão de Arquitetura. Interesses Transversais em Arquitetura. Arquitetura de Processos. Arquitetura de Informação. Arquitetura de Sistemas. Arquitetura de Infraestrutura. Arquitetura como instrumento de alinhamento de TI ao Negócio. Métodos e técnicas de alinhamento e relacionamento de artefatos organizacionais.

Democracia Digital:

Uso de TICs na promoção da participação em assuntos públicos. Colaboração. Redes Sociais.

Engenharia de Software baseada em Buscas:

Utilização de métodos de otimização heurística (algoritmos genéticos, simulated annealing, etc) para a resolução de problemas da Engenharia de Software (search-based software engineering), tais como projeto de software, gestão de requisitos, atribuição de tarefas em projetos, entre outros.

Gerência de projetos de desenvolvimento de software:

Modelagem e simulação de projetos de software. Técnicas de projeto (design) e construção de software. Medição, controle do processo de projeto (design) e construção de software. Sistemas de controle de configuração (controle de versão, requisições e build) e seu uso no apoio à gestão de projetos. Liberação (release) de software. Evolução de software.

Gestão de Conhecimento:

Suporte à captura, armazenamento, disponibilização, compartilhamento e uso do conhecimento em organizações. Gestão de Conhecimento baseada em Contexto. Gestão de Conhecimento Orientada a Processos de Negócios. Redes Sociais Organizacionais.

Gestão de Processos de Negócios:

Métodos de levantamento, modelagem e gestão de processos de negócios. Derivação de Requisitos de Software a partir de Modelos de Processo de Negócio. Derivação de arquitetura de sistemas a partir de Modelos de Processo de Negócios. Derivação de modelos conceituais de dados a partir de Modelos de Processos de Negócio. Derivação de Serviços a partir de Modelos de processo de negócio. BPMS (Sistemas de Workflow). Modelagem e Gestão de indicadores de processo de negócio. Modelagem e gestão de regras de negócio, Design Thinking para Modelagem de Processos de Negócio.

Gestão de Tecnologia da Informação:

Modelos de Gestão de Tecnologia da Informação. Governança e Gerência de Tecnologia da Informação. Planejamento de Tecnologia da Informação. Indicadores de Tecnologia da Informação. Acordos de Nível de Serviço (SLA). Modelos de negócio de Tecnologia da Informação. Empreendedorismo em Tecnologia da Informação.  

Interface Humano Computador:

Acessibilidade. Usabilidade. Uso de Cores em Sistemas de Informação. Globalização de Interfaces com o usuário.

Processos de Software:

Modelos de Qualidade. Modelos de Maturidade. Métodos Ágeis. Melhoria de Processos de Software. Processo de Desenvolvimento de Software Livre. Gestão de Conhecimento aplicada a Processos de Software. Controle Estatístico de Processos e Alta Maturidade. Retorno de Investimento em Iniciativas de Melhoria de Processos de Software. Ferramentas de apoio a processos de software.

Redes Complexas e Sociais:

Mineração, análise e visualização de redes complexas e redes sociais. Ferramentas. Aplicação em domínios.

Sistemas Colaborativos:

Processos e técnicas de trabalho em grupo: Brainstorming, Decisão, Discussão, JAD, Entrevistas, etc. Sistemas de comunicação mediada por computador: fórum de discussão, bate-papo, videoconferência, VoIP, SMS etc. Sistemas web para compartilhamento de conteúdo: notícias, fotos, vídeos, blog etc. Sistemas para rede de relacionamentos, comunidades virtuais, grupos. Sistemas para suporte à reunião (meetingware), negociação e decisão em grupo. Sistemas e ferramentas para avaliação colaborativa e formativa. Sistemas de Computação Móvel para colaboração. Sistemas Peer-to-Peer.

Sistemas para Educação à Distância:

Sistemas e ferramentas para Educação a Distância (Ambientes de Aprendizagem). Sistemas para apoiar Métodos Educacionais (Aprendizagem Colaborativa, Baseada em Projeto, etc.).

Transparência Organizacional:

Transparência de Processos. Transparência de Informação. Dados Abertos. Dados Ligados. Modelos de Transparência. Transparência Pública e Privada. Acesso, uso, qualidade entendimento e auditabilidade de informações. Transparência para participação. Educação em transparência. Transparência para o controle social, transparência na gestão e processos decisórios.

 

Professores

  • Profa. Claudia Cappelli
  • Profa. Flávia Santoro
  • Prof. Gleison Santos
  • Prof. Márcio Barros
  • Prof. Mariano Pimentel
  • Profa. Renata Araujo
  • Profa. Simone Bacellar Leal Ferreira

 

Interesses de Pesquisa por Professor

G: Grande interesse, M: médio interesse, P: pequeno interesse

Tópicos Tanaka Claudia Flávia Gleison Kate Leonardo Márcio Pimentel Renata Sean Simone
Sistemas Colaborativos     G         G G G  
Sistemas para Educação à Distância   M M         G   G M
Gestão de Conhecimento M M G M           G  
Aprendizagem Organizacional   M M M           G  
Arquitetura Empresarial M G M                
Transparência Organizacional G G             M    
Democracia Digital G M             G    
Redes Complexas e Sociais   M     G   P   G G  
Interface Humano Computador   M           M     G
Gestão de Processos de Negócios M G G P   G     G    
Processos de Software P     G         P    
Gerência de projetos de desenvolvimento de software P     P     M        
Engenharia de Software baseada em Buscas             G        

 









































































































































































Ações do documento