Você está aqui: Página Inicial / Informações sobre o Programa / Regulamento do Programa, Regras e Normas / Informações Úteis sobre Pedidos de Prorrogação

Esqueceu sua senha?

Informações Úteis sobre Pedidos de Prorrogação

Sumariza informações úteis sobre pedidos de prorrogação de defesas de mestrado e doutorado.

De acordo com o regulamento do PPGI, o prazo regular para defesa de dissertação de mestrado é de 4 semestres e de tese de doutorado é de 8 semestres. Também de acordo com o regulamento, excepcionalmente este prazo pode ser prorrogado apenas uma vez no máximo por 1 semestre. O calendário do PPGI cita explicitamente as datas limites para defesas no prazo regular (último dia útil até 30 de abril) ou na prorrogação (último dia útil até 30 de setembro). O calendário também deixa explícita a data limite para a realização do pedido de prorrogação (último dia útil até 28 de fevereiro). As regaras para pedidos de prorrogação podem ser vistas em regra específica.

Não é possível solicitar prorrogação de prazo de exames de qualificação ao doutorado, cujo limite é o último dia letivo do semestre.

É importante notar que não é garantido aos alunos a prorrogação de forma automática. O pedido de prorrogação deve ser protocolado de acordo com os procedimentos vigentes (em geral, são revistos e divulgados todos os anos) e devem ter parecer favorável do orientador e serem ratificados pelo colegiado.

Em geral, os procedimentos para solicitação de prorrogação de prazo para defesa de dissertação de mestrado são listados a seguir. A Comissão de Acompanhamento Discente é responsável pela análise e pode modificar os procedimentos abaixo caso necessário. Em todo o caso, os alunos serão comunicados a respeito.

1. Enviar um mail para todos os membros da Comissão de Acompanhamento Discente copiando o orientador.
  2. Colocar no assunto do e-mail o seguinte texto:
    [PPGI – pedido prorrogação] Nome do aluno
  3. O texto do corpo do e-mail deve conter:
    - Nome do aluno;
    - Nome do orientador.
  4. Anexar ao e-mail uma carta, feita pelo aluno, contento a solicitação de prorrogação com a informação da quantidade de créditos já cursados e o tempo que falta para término do curso.
  5. Anexar ao e-mail a carta do orientador concordando com o pedido.
  6. O pedido via e-mail é feito para agilizar o processo de avaliação, mas todo aluno que pedir prorrogação deve também entregar as cópias impressas na secretaria do curso, assinada pelo aluno e pelo orientador, pedindo para colocar no escaninho da coordenação do PPGI. Atenção para necessidade de assinaturas nas cópias impressas.
  7. Os pedidos de prorrogação devem ser feitos de acordo com o calendário do PPGI, ou conforme comunicação da Comissão de Acompanhamento Discente a cada ano. Pedidos feitos antes ou após o prazo estipulado não serão considerados.

Os pedidos de prorrogação são analisados pelo colegiado do PPGI e os alunos serão informados do resultado.

Dúvidas podem ser retiradas com a Comissão de Acompanhamento Discente.

« Julho 2018 »
Julho